domingo, 31 de janeiro de 2010

Conhecendo o mercado de trabalho do Arquiteto e Urbanista

Navegando um pouco, ao ler o site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU encontra-se esta visão sobre mercado de trabalho para Arquitetura e Urbanismo. É importante tomar conhecimento do mercado e das atividades a serem desenvolvidas pela profissão que escolhemos... este é o site do texto original (Fonte: http://www.cau.org.br/mercado.php?cod=3 ) e o texto está reproduzido abaixo.



O mercado de trabalho pelo Guia do Estudante 2009

O bom desempenho da economia brasileira nos últimos anos impulsionou o setor da construção civil e transformou algumas cidades em grandes canteiros de obras ao ar livre. Além de casas, prédios residenciais e edifícios comerciais, muitas prefeituras têm investido em obras de infraestrutura visando, entre outras coisas, à universalização do serviço de saneamento básico, o que significa levar água potável e rede de esgoto a todos os domicílios. Essas obras geram grande demanda por especialistas de várias áreas, entre eles arquitetos e urbanistas. "Esses profissionais são contratados para fazer o planejamento, definir estratégias de atuação e organizar os trabalhos de expansão das redes de água e esgoto das cidades", explica o arquiteto Raphael José de Oliveira, gerente de cadastro do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau (SC). "Esse é um trabalho que vem crescendo muito em prefeituras e secretarias estaduais de saneamento e, por isso, deve gerar, nos próximos anos, uma forte procura por arquitetos e urbanistas."
Além de orientar o crescimento de bairros e cidades e atuar em projetos ligados ao saneamento básico, os graduados nessa área são especialistas em organizar espaços segundo critérios de conforto, estética e funcionalidade. Cabe ao profissional determinar os materiais a ser utilizados nas obras, levando em conta o uso do imóvel e o consumo de energia. Ao lado do engenheiro, ele acompanha a construção e gerencia os custos e a mão-de-obra. Como desenhista industrial, projeta objetos, elabora placas de sinalização e logotipos. Para se dar bem na profissão, é fundamental ter criatividade e talento para o desenho.

MERCADO DE TRABALHO
A expectativa entre os arquitetos é que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, que aqueceu a construção civil, tenha reflexos positivos também na arquitetura. "Por enquanto nosso mercado não foi atingido, mas creio ser apenas uma questão de tempo", diz Oscar Luís Ferreira, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB). A expectativa está em pauta por vários motivos, um deles porque o programa facilita os empréstimos para a compra de imóveis. Outro fator que torna esse mercado aquecido é a mudança de mentalidade da população. Em regiões menos desenvolvidas, o arquiteto sempre foi considerado um artigo de luxo e, portanto, pouco procurado tanto pelo setor público quanto pelo privado. "Mas, agora, esse panorama começa a ser alterado", conta o professor.
As obras de infra-estrutura, como rodovias, pontes e portos, abrem oportunidades para o especialista em projetos, urbanismo e paisagismo em grandes construtoras e incorporadoras, como Odebrecht e Camargo Corrêa. Paisagistas e urbanistas encontram lugar na administração de praças e parques, nas prefeituras municipais, para realizar o reordenamento territorial e organizar a distribuição de terras, e em construtoras de condomínios de luxo. A possibilidade de abrir o próprio escritório existe, mas é mais difícil para o recém-formado, com pouca experiência. Empresas privadas de diversos ramos de atuação, como criação de mobiliário, cerâmica e montagem de cozinhas, têm oferecido vagas para o arquiteto.
$ Salário médio inicial: R$ 2.300

O CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
O currículo mescla disciplinas das Ciências Humanas e Exatas, como matemática, história da arte, resistência de materiais e computação gráfica. O primeiro semestre é muito teórico, mas, a partir do segundo, há mais aulas práticas. A criatividade é fundamental na hora de fazer os esboços, mas esteja pronto para mergulhar nos cálculos. Estágio e trabalho de conclusão de cursos são obrigatórios na maioria das instituições.

A duração média do curso é de cinco anos.
Outros nomes: Comp. Paisagística, Urbanismo.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Arquitetura de interiores
Organizar o espaço interno, definindo os materiais de acabamento e a distribuição de móveis e objetos, considerando a acústica, a ventilação, a iluminação e a estética.
Comunicação visual
Criar a identidade visual de empresas e produtos, com logotipos, embalagens e material impresso ou digital.

Paisagismo e ambiente
Desenvolver espaços abertos, como jardins, parques e praças, combinando plantas, pedras, madeiras, calçamento e iluminação.
Edificação e construção
Projetar, acompanhar e coordenar obras, definindo materiais e controlando prazos e custos.

Luminotécnica
Fazer o projeto de iluminação de grandes e pequenos espaços. Realizar a iluminação de eventos.

Restauro de edifícios
Recuperar casas e prédios antigos ou deteriorados, mantendo as características originais.

Urbanismo
Planejar uma região, cidade ou bairro, elaborando o plano diretor e o zoneamento que vão direcionar o crescimento.

A necessidade de estar informado sobre a profissão e o mercado de trabalho é uma das atitudes que devemos fazer ao ingressar nos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Consultar o site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo é possivel no endereço www.cau.org.br. Vá até lá, pesquise, se inteire e seja atuante frente ao seu saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui...